Acidente com o Ônibus Espacial Challenger

Em plena guerra fria, a corrida espacial era uma forma de mostrar a supremacia entre as duas superpotências mundiais que dividiam o planeta, A todo custo, Estados Unidos e União Soviética faziam de tudo para mostrar quem estava mais preparado para conquistas. E o acidente da Challenger foi uma trágica lição para ambos os lados.




A viagem já mostrava um prenúncio de problemas com sucessivas mudanças de decolagem. Prevista inicialmente para a noite de 22 de janeiro de 1986 só ocorreu  na tarde de 28 do mesmo mês, depois de quatro datas marcadas causadas por situações climáticas ou reparos na aeronave.

O que havia de novo nessa viagem? A presença da primeira mulher não tripulante  primeira civil a ser enviado pela NASA ao espaço. Tratava-se de Christa McAuliffe, professora que venceu uma acirrada seleção de docentes oferecido pela agência espacial americana.

E então, sob o olhar atento de milhares de pessoas que acompanhavam o lançamento in loco e em casa pela televisão, o ônibus espacial, que já tinha concluído 24 viagens bem sucedidas ao espaço, explode, deixando confusos e logo incrédulos a quem acompanhava.




0 comments:

Postar um comentário