Acidente nuclear de Chernobyl

Pra uma criança nem todos os acontecimentos políticos são relevantes. E é assim que tem que ser. Afinal, são os adultos que criam e, portanto, tem de resolver os problemas. Mal sabíamos, mas em 1986 um terrível acidente nuclear, o maior da história, preocupou o mundo, e as pessoas passaram a viver com a tenebrosa sensação de insegurança.
Uma sucessão de erros humanos e de projetos fez com que no dia 26 de abril a usina, chamada Usina Nuclear de Chernobyl, na cidade de mesmo nome, na Ucrânia, sofresse uma explosão em um de seus reatores, ocasionando um incêndio e uma série de explosões menores, o que jogou na atmosfera uma quantidade de radiação cerca de 400 vezes maior que a bomba atirada contra a cidade de Hiroshima, no Japão, no final da 2ª Guerra Mundial. De início o governo soviético tentou esconder o fato, mas a escalada da tragédia havia chegado a vários países europeus que detectaram um alto índice de radioatividade em seus territórios.
Tal desastre forçou a evacuação de mais de 200 mil pessoas que viviam em Chernobyil, Prypiat e nos arredores.
A usina foi vedada com aço e blocos de concretos e deverá ficar assim por muitos anos, até que o nível de radiação seja considerado aceitável.

Hoje é uma cidade fantasma.

Usina de Chernobyl logo após à explosão

Usina de Chernobyl vedada com aço e blocos de concreto

Parque de diversões abandonado na cidade de Chernobyl

Sala de aula abandonada na cidade de Chernobyl

Doenças herdadas pela exposição à radiação do acidente nuclear de Chernobyl

O Fantástico de 1990 fez uma matéria relacionada.





A Rede Globo fez um pequeno documentário referente ao acidente, que pode ser encontrado no You Tube, mas que ponho para o leitor.



0 comments:

Postar um comentário