Muito Além do Cidadão Kane

A Rede Globo de Televisão tem uma trajetória manchada desde a sua criação em 1965, em pleno Regime Militar. Sua relação com o governo ditatorial sempre a deixou protegida, tornando-a a emissora mais proeminente do país e a quarta maior do mundo.
O documentário intitulado Muito Além do Cidadão Kane, do original inglês Beyong Citizen Kane, produzido em 1993 pela BBC de Londres, teve sua exibição proibida no Brasil por decisão judicial, em 1994, sob o pretexto de o filme conter trechos de imagens sob direitos autorais da Globo. É estranho, pois em plena retomada da democracia, seria inadmissível tal vedação. Isso mostra como a Globo ainda exercia (e talvez exerça) certa influência nos Poderes. Nos anos 90, o filme ficou restrito a universitários e eventos que não tinham anúncios públicos. Mas hoje em dia, com o rápido avanço dos meios de comunicação, principalmente os virtuais, não há como esconder os fatos.
Vale ressaltar também que o documentário é produzido por uma grande concorrente sua, o que faz deduzir a real intenção da BBC em questionar os telespectadores da Rede Globo de sua idoneidade, diminuindo, assim, a acirrada concorrência.
Como diz o ditado: "O povo aumenta mais não inventa". A Globo tem sim sua parcela nas responsabilidades políticas e econômicas ocorridas principalmente desde sua fundação até a primeira metade dos anos 90.
O documentário exibe comentários de várias pessoas ilustres na área da política, música, literatura, comunicação, etc.

Aqui ele vai em partes, pra não cansar.










0 comments:

Postar um comentário